Pages

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dom Luiz - Naturalmente Sana


Os anos 70 foram marcados por um movimento musical que explodiu nos Estados Unidos da América - o Soul Music, cuja a palavra de ordem era "Black is Beautyfull". Logo, o Soul Music chegava ao Brasil e foi imediatamente observado pelas comunidades negras, essa nova proposta tinha um objetivo, da conscientização do negro face aos problemas da discriminação racial, o resgate da dignidade e o desenvolvimento da auto-estima.

A nova onda musical proporcionou o surgimento de várias bandas e intérpretes negros que se destacaram no cenário musical brasileiro: Toni Tornado, Gerson King Combo, Banda Black Rio e a Banda União Black na qual o vocalista DomLuiz era o figura de destaque.

Final dos anos 70 e início de 80 chega ao Brasil os primeiros acordes do Reggae, as letras traduzidas descreviam o cotidiano das periferias da Jamaica que são similares as nossas. Esse novo som e ritmo e a voz do seu mais importante expoente Bob Marley, foi o estopim para DomLuiz iniciar sua carreira solo. DomLuiz pode ser considerado um dos pioneiros do reggae no Rio de Janeiro. O reggae mesmo sendo ignorado pela maioria dos meios de comunicação por longo tempo, teve em DomLuiz a chama viva e a esperança dos seguidores de Jah.

DomLuiz deixou a cidade, como dizem os reggaemens: a Babilônia, e se isolou nas montanhas do Sana*. Lá continuou compondo e vem se apresentando em vários shows no Rio de Janeiro e Interior, acreditou no reggae e hoje o reggae é um movimento forte com espaço garantido nas programações de radio e televisão. A perseverança de DomLuiz não foi em vão, hoje dos surfistas aos ecologistas, de sambistas a funqueiros, todos reconhecem e aplaudem a obra de DomLuiz que no decorrer do tempo fez seguidores fieis como o pessoal do Fã Clube Bob Marley, a Banda Cidade Negra, o Rappa entre outros.

DomLuiz nos mostra o seu álbum Naturalmente Sana, onde podemos sentir a vibrante batida do reggae com a mistura dos sons Nagô, Angola, Queto, Samba enfim, é o Reggae reinterpretado dentro da cultura brasileira de matrizes africanas que foi um legado da sua ancestralidade, mas sem perder a sua essência jamaicana.
Texto Retirado Do Site de Dom Luiz



Dom Luiz - Naturalmente Sana:

01-Felicidade

02-Naturalmente Sana

03-Vovó Raízes Da Raça

04-Bom Demais

05-Jah Fui

06-Plante, Reggae e Reze

07-Saudade Da Jamaica

08-Despertar Da Primavera

09-Seres Iguais

10-Cultura

11-Mãe Negra

12-30 Anos De Soul


Baixar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vote